Dicas – Esportes ideais para cada fase da criança

 

A saúde e o bem estar do bebê podem ser pensados ainda dentro do ventre da mamãe. Entre todos os cuidados que incluí a alimentação, o repouso, o acompanhamento médico, podemos também destacar o estímulo quando a criança ainda habita o ventre.

 

Após o nascimento da criança, uma educação para o desenvolvimento de hábitos saudáveis é imprescindível, e o esporte é um excelente aliado nessa decisão.

 

Quanto mais cedo o esporte for apresentado, mais fácil será a aceitação pela criança. Os pais devem oferecer o esporte como uma atividade lúdica e não como uma obrigação e com cobranças por resultados.

Algumas atividades físicas são indicadas para cada etapa do crescimento do pequeno.

É importante ressaltar que respeitar o estágio de desenvolvimento da criança de acordo com sua faixa etária é a melhor maneira de adaptá-los a determinadas atividades físicas.

Até o primeiro ano de vida, as atividades básicas, como engatinhar, primeiros passos, são importantes e devem ser estimulados, pois são leves e harmoniosas, levando-se em conta que o bebê ainda está em estágio inicial de crescimento.

1 a 6 anos – a natação é uma grande pedida; ajuda a trabalhar o sistema respiratório e a melhorar o desenvolvimento motor, o equilíbrio e a postura. Além disso, não há regras como na maioria dos esportes. É só pular na água e se divertir.

Mesmo não sendo um esporte, o subir e descer escadas é um bom exercício físico aos pequenos entre 1 a 6 anos. Também não se pode esquecer de atividades como andar de bicicleta ou triciclos e brincadeiras em parques como subir em escorregador e brinquedos que exijam pouco esforço. Porém atente-se aos riscos de possíveis quedas. Fique sempre de olho.

6 a 12 anos – esportes que envolvem técnicas e regras já se tornam interessantes a essa faixa etária. Nessa fase é interessante que as aptidões do filho sejam levadas em considerações.

Esportes como vôlei, futebol e basquete trabalham o aspecto psicológico, auxiliando a criança a trabalhar em equipe, conviver com diferentes tipos de personalidades, aprender a perder e ganhar.

O judô e o Karatê trabalham muito a disciplina. São esportes individuais e altamente técnicos. Nem sempre o mais forte vence. A concentração e a mentalização são importantes nessas modalidades. Essa disciplina pode trazer frutos na vida do menino ou menina.

Esses são apenas alguns exemplos de atividades que podem trazer benefícios ao longo do processo de desenvolvimento do seu filho. Procure apoia-lo e incentiva-lo a tornar essa pratica mais como diversão.

Hábitos saudáveis adquiridos desde cedo ajudam a criança a ter uma melhor qualidade de vida quando adulta, prevenindo possíveis doenças causadas pelo sedentarismo.

Pesquisa: guiadobebe

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s