Berços

Um dos momentos mais importantes para uma mamãe ao se preparar para chegada do bebê é sem dúvida a escolha do berço.
“Local de Berço de alguma coisa ou pessoa indica que foi nesse local que nasceu ou apareceu essa alguma coisa ou pessoa. Por extensão, dá-se o nome de berço a outros espaços restritos e protegidos.”

Ao colocar seu bebê no berço, você imagina que ele está seguro, certo? Não é bem assim.

Você sabia que nem todos os berços são 100% seguros?

Em média, 26 crianças são levadas ao hospital todos os dias após sofrer acidentes com berço, Moisés e cercadinhos.

Os berços ainda não passam obrigatoriamente pelo controle do INMETRO, apenas os fabricantes que se voluntariam para a certificação podem, se estiverem de acordo com as normas do instituto, receber o selo.

Algumas características de segurança devem ser levadas em conta na hora de comprar o berço e não só a beleza e praticidade do móvel.

Para garantir a segurança da criança, a distância entre as barras laterais do berço deve variar entre 4,5 e 6 cm, no máximo e a altura das laterais do berço deve ter, no mínimo, 60 cm a partir do estrado na posição mais baixa. Essa medida deve ser ajustável, pois antes de completar 6 meses a criança já pode tentar ficar sentada, o que aumenta o risco de queda.

Pelo mesmo motivo, aconselha-se que o estrado também tenha altura regulável. À medida que o bebê for crescendo é necessário controlar a altura do colchão, se estiver muito alto ele pode escalar o berço pela grade e cair.

No que se refere ao colchão do berço outra providência importante a tomar é verificar a sua espessura, que teve ter até 12 cm.

O uso de um colchão firme e compatível com as dimensões do berço evita que o bebê prenda o dedo em pequenos vãos. Ele também não pode ser muito leve, para que a criança não consiga dobrá-lo, já que isso poderia aproximá-la do limite da grade.

Certifique-se de que o berço não possui entalhes ou relevos com mais de 0,5 cm de profundidade, bordas cortantes ou pontas agudas, e verifique com o fornecedor a qualidade da tinta, se é atóxica. Partes destacáveis também não são bem-vindas.

Se os berços possuírem rodinhas, é necessário manter o mecanismo de travas acionado logo após o deslocamento.

Cuidados minuciosos em relação à saúde e segurança dos pequenos nunca são demais. Atente-se sempre ao menor indício de risco.

Fonte: personalbebe  / coresdacasa

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s