Cuidados com o bebê – Primeiro resfriado

 

O bebê amanhece espirrando, com os olhos vermelhos, o nariz entupido. Os pais logo suspeitam: é gripe ou resfriado.

A chance é grande. Uma criança normal pega de sete a dez infecções respiratórias por ano até os 5 anos.

Dentre elas, temos a gripe. Esta, acompanhada de febre, dor muscular e na garganta, coriza e congestão nasal. Os sintomas são semelhantes aos do resfriado, porém mais intensos. Apresenta maior risco de complicações, como otites e pneumonia.

Nos primeiros meses, se o bebê é amamentado no peito, está mais protegido. A mãe lhe transmite anticorpos pelo leite. É por essa razão que, em geral, as primeiras gripes e resfriados coincidem com o início do desmame.

O resfriado raramente é acompanhado de febre. Coriza e congestão nasal são os sintomas mais comuns. O bebê fica irritado porque o narizinho entope.

Como antes dos 6 meses elas não sabem respirar pela boca e muito menos assoar o nariz, o desconforto se agrava. A recomendação é limpar o nariz com soro fisiológico e dar bastante líquido ao bebê, medidas que facilitam a eliminação das secreções.

Em caso de febre, os pais podem medicar com o antitérmico recomendado pelo pediatra. Os mesmos cuidados, somados à inalação com soro fisiológico ou analgésicos para aliviar as dores no corpo, também amenizam os sintomas da gripe.

Pomadas descongestionantes e xaropes expectorantes são contraindicados. É importante, ainda, manter o ambiente sempre arejado.

Em geral, vacinam-se contra gripe crianças fragilizadas, como portadores de doenças crônicas. O ideal é conversar com o pediatra do bebê para averiguar as possibilidades, pois cada caso é único.

Fonte: revista crescer

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s