Cuidados com os seios durante a amamentação

Durante a gestão a mamãe deve se preparar para o período de amamentação. Além do consumo diário dos sucos desintoxicantes, à base de limão, a preparação deve ser dada também aos mamilos.

A higiene é uma das partes mais importantes desse processo. O mais indicado é lavar o bico do peito apenas com água, para preservar a hidratação natural da pele nesta região. Pequenos nódulos que surgem nas aréolas conhecidos como glândulas de Montgomery são responsáveis pela proteção natural e lubrificação desta parte do seio.

 

– Esfregue suavemente os mamilos com buchas ou toalhas, pois o desgaste da pele neste local favorece o aparecimento de lesões.
– Evite usar sabonetes e cremes no bico do peito. Eles podem ser usados para a hidratação do seio, mas não nos mamilos e aréolas.

 

– Depois de amamentar não lave os mamilos, deixe o restinho do leite, pois ele serve como cicatrizante natural para os seios.

 

O banho de sol é um ótimo aliado para preparar os seios para amamentar, prevenindo rachaduras nos mamilos. Deve-se observar o horário apropriado, antes das 10h da manhã e depois das 15h, e usar filtro solar. A exposição também é importante, porém sem abuso.15 minutos por dia são suficientes.

 

– Com as mudanças hormonais da gravidez, a pigmentação da pele pode aumentar em algumas áreas do rosto, ocorrendo o surgimento de manchas. O filtro solar é indispensável, assim como se deve evitar tomar sol em excesso. Converse com o seu médico sobre qual o fator de proteção e o produto mais indicado.

 

Sutiã de Sustentação:

 

Durante a gravidez os seios aumentam de tamanho. O mamilo se torna mais escuro e mais sensível. Normalmente também ocorre uma secreção mamilar fluída de cor amarelada.

 

Nos últimos meses de gestação o busto pesa cerca de 600 gramas além do normal, por isso é importante o uso de sutiãs adequados.

– Para evitar flacidez, estrias e ingurgitamento (leite empedrado) são aconselháveis o uso do sutiã de sustentação tanto de dia quanto à noite.

 

– Os sutiãs de sustentação possuem alça mais larga que os comuns para distribuir o peso dos seios igualmente nos ombros e diminuir o impacto na coluna.

 

– As laterais costumam ser mais largas que os sutiãs tradicionais para dar sensação de alívio do peso dos seios. Os modelos em tecidos de fibras naturais ou de microfibras ajudam a evitar a retenção da transpiração. Dê preferência para peças com reguladores e fecho triplo para o ajuste melhor no corpo.
– Para facilitar a amamentação, as peças com abertura total ou parcial são uma ótima opção.
Massagens podem trazer benefícios:

As massagens diárias nos seios são indicadas para deixar o mamilo mais saliente e para facilitar a sucção de leite pelo bebê. Uma ou duas vezes por dia são suficientes. Segure o seio com as duas mãos, uma de cada lado, e faça uma pressão da base até o bico, como se fosse uma ordenha. Repita o movimento cinco vezes com cuidado. Depois, faça o mesmo com uma mão em cima e uma embaixo do seio.

 

– A má posição do bebê pode causar rachaduras, dores e produção irregular de leite. Peça conselhos para seu médico sobre as posições para amamentar, o tempo indicado para cada mamada e o uso de chupetas.
Como curar as fissuras nos mamilos:

A recomendação médica para quando houver fissuras é a de continuar amamentando. Após cada mamada é indicado passar o próprio colostro no mamilo e na aréola, deixando-os secar ao ar livre. Banhos de sol são indicados.

Como evitar estrias no peito:

 

As mudanças hormonais durante a gravidez colaboram para o surgimento dos temíveis risquinhos na pele.

– Cuide da alimentação e controle seu peso.

– Hidrate bem os seios e as áreas mais suscetíveis com produtos à base de semente de uva, óleo de amêndoas, abacate, macadâmia ou que contenham em sua fórmula uréia.

– Observe que a região dos mamilos deve ser evitada ao passar os cremes.

– O indicado é sempre perguntar ao médico que acompanha a gestação se todas as substâncias presentes na fórmula do produto estão aprovadas para serem usadas durante o período.

 

Curta uma das melhores fases da gravidez com toda tranquilidade que você e seu bebê merecem.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s