Dicas – Cuidados com o tempo seco

Com a escassez das chuvas, a baixa umidade do ar tem aumentado cada vez mais o número de pessoas com doenças respiratórias. O que parece um simples resfriado pode ser na verdade, uma rinite alérgica.

A rinite alérgica deixa o nariz obstruído frequentemente, causando espirros sucessivos e coceira no nariz, olhos, garganta ou ouvidos.

O clima seco piora muito a situação, pois o oxigênio entra mais seco pelo nariz, resultando na inflamação e produção excessiva de secreção.

Quando a umidade está muito baixa, o ar chega ainda muito seco nos pulmões e piora também a situação de quem sofre de asma.

O cuidado que as gestantes devem tomar nesse período é de extrema relevância, preservando seu bem estar e o bem estar do seu bebê.

Cuidar da hidratação do corpo é primordial nesse caso. Ingerir uma quantidade significativa de líquidos pode aliviar o mal estar causado pelo clima.

“A desidratação pode levar à redução no volume de sangue que circula pela placenta, prejudicando, assim, a oxigenação e a nutrição do bebê”, explica Mariangela Maluf, ginecologista e obstetra do Centro Especializado em Reprodução Humana, de São Paulo. [1]

Em relação à alimentação, dê preferência às frutas, saladas, vitaminas, que são alimentos mais leves e ricos em nutrientes.

Evite os exercícios físicos de baixo do sol muito forte. Procure se exercitar de maneira moderada e de preferência em horários em que a temperatura seja mais amena.

Neste período é normal que os lábios sofram pequena rachaduras. Procure sempre umidifica-los com a saliva ou então faça uso da manteiga de cacau ou de algum batom hidratante.

Com o tempo seco, a pressão pode cair por falta de uma hidratação adequada e isso leva à dor de cabeça. Por isso, é tão importante aumentar o consumo de água e sucos.

 Para dormir melhor, procure não cochilar durante o dia, O ambiente também influencia o sono. Providencie uma maneira de deixar o quarto úmido e arejado. Utilize umidificadores de ar ou coloque uma vasilha com água ou toalha molhada no lugar onde vai dormir.

Cuidados com a limpeza é essencial. Evite permanecer muito tempo em lugares com ar condicionado, já que este ajuda a ressecar o ambiente.

Deixe travesseiros e colchões forrados com plástico, prefira edredons ao invés de cobertores, retire tapetes ou objetos que acumulem pó como livros, revistas, brinquedos de pelúcia e caixas.

Escolha roupas leves quando a temperatura estiver alta e use soro fisiológico nos olhos ou narinas se houver irritação.

 

Cuidados simples podem garantir uma gestação bem mais tranquila durante o tempo seco. Atente-se!

Fonte: [1] http://www.hospitalflaviosantos.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s