Dicas para gestantes – Picamalácia você já ouviu falar?

Pois bem, apesar desse nome pouco comum, a picamalácia nada mais é do que os famosos desejos que as grávidas costumam ter durante o período de gestação.

Esta síndrome do desejo tem uma justificação que é controversa. Uma delas é que os alimentos estranhos, que antes não eram nem um pouco atraentes, trariam a sensação de alívio para náuseas e vômitos.

Outra justificativa mais aceita é a de que o corpo tem necessidades nutricionais, como o ferro, que leva a grávida a comer substâncias que (embora não sejam alimentos) contêm esse nutriente como, por exemplo, um tijolo.

Muitas mulheres se sentem envergonhadas por essa prática, o que justifica a escassez de estudos sobre o tema.

O que já se sabe é que a picamalácia pode estar associada à anemia, constipação, problemas dentários, as síndromes hipertensivas na gravidez, a interferências na absorção de nutrientes.

Segundo a Nutricionista Larissa Rosá Jacomin “Vale ressaltar que esse comportamento não deve ser tratado como algo normal, como algo engraçado, ou apenas como
um comportamento alimentar exagerado da grávida. Substâncias inadequadas podem provocar um parto prematuro, baixo peso da criança ao nascer ou aumentar o risco de morte no caso de substâncias altamente tóxicas
.”

É totalmente compreensivo que as mamães nessa fase da gravidez leve esses sintomas até mesmo como uma brincadeira. Por tanto, é necessário que as mamães atentem-se à sua saúde e consequentemente a saúde do bebê.

Tenha bons e agradáveis desejos!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s