Oriente-se sobre o peso do bebê

Assim que o bebê nasce algumas medidas são tomadas pela equipe médica.  Entre os diversos procedimentos está a pesagem do recém-nascido.

Na maioria dos casos a pessoa tem o hábito de pensar que quando uma criança nasce bem gordinha significa saúde, porém assim como devemos nos preocupar com o peso dos filhos ao longo do seu desenvolvimento, esse mesmo tipo de atenção deve ser aplicada aos bebês.

O peso ideal de uma criança nascida no tempo normal de gestação está em torno de 3 kg a 3,5 kg. Caso o bebê esteja com peso entre 2,5 kg e 4 kg, ele ainda estará dentro de um parâmetro aceitável, portanto, se o médico disser que não há motivos para se preocupar, a mamãe pode ficar tranquila. No entanto, se o bebê estiver com peso abaixo dos 2,5 kg ou acima dos 4 kg, será preciso reservar um tratamento diferenciado.

É mais do que comum que os pais tenham dúvidas em relação aos pesos e medidas ideais do bebê fazendo apenas um acompanhamento visual diário.

Assim como qualquer outra pessoa é indispensável que o bebê tenha o acompanhamento periódico de um profissional devidamente capacitado.

As mamães devem estar atentas aos sinais de problemas gerados pelo excesso ou pela falta de peso. A alimentação e a rotina dos filhos devem ser estudadas e planejadas para que não haja mudanças bruscas no ritmo do cotidiano dos bebês, podendo comprometer seu desenvolvimento dentro de um quadro saudável.

Além desses cuidados é importante se conter em fazer todas as vontades dos pequenos em relação às escolhas de alimentos e horários que esses devem ser consumidos.

Caso o bebê rejeite algum tipo de alimento saudável e opte por alimentos menos nutritivos e que tenham um processo de fabricação que envolva muita química, a melhor opção é mesclar os dois alimentos diminuindo aos poucos o alimento que mais pode ser prejudicial à saúde.

O leite materno ainda é, e sempre será, a melhor opção de vitaminas e nutrientes necessárias para o crescimento saudável da criança.

Alguns mitos em relação ao leite materno devem ser quebrados. Exemplo disso é a ideia de que o bebê está abaixo do peso, pois o leite da mãe é fraco. Em hipótese alguma esse mito é verdadeiro. O leite materno é a fonte mais completa para seu filho por conter os nutrientes e vitaminas indispensáveis para o seu filho.

O que ocorre em algumas ocasiões é que as mamães não estão adaptadas ainda à amamentação. Com isso o bebê tem mais dificuldades de sugar o leite, fazendo consequentemente com que ele não ganhe peso no período ideal.

É muito importante que as mamães se atentem a esses detalhes que fazem total diferença no crescimento e desenvolvimento dos recém-nascidos. Fique de olho!

 Vídeo: Confira lindos acessórios para auxiliar seu bebê

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s