A hora certa de tirar a fralda do bebê

Retirar as fraldas do bebê é um processo que exige muita paciência e deve ser feito aos poucos. A retirada precoce é capaz de resultar em uma série de problemas para a criança. Dependendo da maneira como o método é realizado, pode ser traumatizante.

Por mais que a mãe esteja cansada das maratonas de trocas de fraldas, é preciso respeitar o tempo de cada criança. Lembre-se que nenhum bebê é igual ao outro, portanto, não force a barra pensando apenas no seu bem estar.

Na maioria das vezes, uma criança de 2 anos já está madura para a retirada das fraldas. Você sabe que a hora chegou, quando o próprio pequeno começa a demonstrar sinais de insatisfação e incômodo com a fralda suja. Normalmente eles avisam que fez cocô ou xixi. A partir daí, comece a treiná-lo. Quando a criança conseguir passar boa parte do dia seca, é chegada a hora. 

Para obter sucesso na retirada, o penico (permita que ele participe da escolha) é uma ótimo aliado. Incentive seu filho a usá-lo. Além disso, converse bastante com a criança. Explique o que acontece dentro do banheiro. É importante que eles  saibam e entendam que aquela ambiente é reservado para fazer suas necessidades. Procure deixar a porta desse cômodo aberta, o ritual contribui para que as  crianças fiquem curiosas e imitem os pais.

Procure respeitar os limites do seu filho. Leve-o ao banheiro sempre que ele pedir. Nunca deixe isso para depois.

Incentivar os pequenos a alcançarem metas e presenteá-los sempre que conseguirem o objetivo lançado é também uma boa maneira de estimulá-los a abandonarem o hábito.

A tarefa não é fácil, mas com paciência e jeitinho o processo facilmente se transforma em algo natural.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s